Ações de marketing para pequenas empresas melhorarem seus resultados

Com tantas empresas concorrentes por aí, você se considera referência no segmento? Temos uma ótima notícia. Mesmo no início de um negócio em que não há a possibilidade de investir em divulgação feita por especialistas, com algumas ações de marketing para pequenas empresas e uma boa estratégia, é possível se destacar.

Neste artigo, confira como sua empresa pode crescer apenas por entender como funciona as plataformas e estratégias de marketing existentes para divulgar o seu produto e serviço, além de apresentá-las para toda a sua região.

Acompanhe até o fim e saia com expectativas altíssimas sobre os primeiros passos para implementar essas estratégias. Vamos lá?

Como aumentar a presença digital das pequenas empresas que não têm tanto investimento?

Saber onde dedicar esforços e como começar a fazer marketing para pequenas empresas é mais fácil do que você imagina. 

Você com certeza já sabe que estar nas redes sociais é essencial para que a sua marca alcance novos públicos. Muitos negócios começam apenas com a divulgação boca a boca, indicação… Mas para uma marca realmente ser conhecida por mais e mais pessoas, o marketing digital é essencial.

Tenha a marca ativa nas redes sociais para garantir o marketing para pequenas empresas

Segundo a maior pesquisa mundial de comportamento online, 5 bilhões de usuários estão ativos nas redes em 2024. Portanto, se sua empresa não está lá, está perdendo uma ótima oportunidade de se apresentar e alcançar o público-alvo. Antes de tudo, é preciso entender onde o seu público está.

Será o TikTok? O Instagram ou o LinkedIn? Não subestime cada rede. Para se ter uma ideia, 1 em cada 3 usuários já comprou algum produto ou contratou algum serviço que descobriu no TikTok¹. Por isso, não basta apenas “escolher” onde vai aparecer. Esteja onde o seu cliente está.

Apesar disso, não ajuda em nada ficar em apenas uma rede social, sendo que tantas plataformas podem estar com clientes em potencial e você está perdendo a chance de fazê-los conhecer a sua marca.

Sua rede social é o novo cartão de visitas ou flyer da sua empresa. Dessa forma, tenha a certeza de que ela está interessante. Experimente fazer o seguinte exercício: se você fosse seu cliente e olhasse o seu perfil, compraria de você? Acharia sua empresa interessante?

Comece por aí. Ter uma identidade visual bem definida, artes e vídeos bem feitos e uma legenda interessante é essencial. Mas outros detalhes também são importantes e acabam passando despercebidos: deixe seus contatos bem visíveis e tenha um link que leve para todas as outras plataformas da empresa. 

Se você for do ramo alimentício, no iFood ou em qualquer plataforma de delivery também é possível divulgar suas informações. Caso não inclua na própria conta, experimente dedicar um tempo para enviar mensagens divulgando manualmente, ou incluindo um flyer na própria embalagem das vendas do delivery

Estratégias de marketing de conteúdo

O marketing para pequenas empresas vai além da produção de conteúdo para redes sociais. Pense em todos os canais de comunicação que os clientes podem encontrar o seu negócio.

Invista em um site

“Mesmo com as redes sociais, ainda preciso de site?” Sim. E a prova viva é a de que você está aqui lendo o conteúdo do nosso site. Atualmente, 55% dos brasileiros buscam informações no Google antes de comprar, considerado a plataforma mais confiável atualmente². E, para aparecer no Google, nada melhor que um site otimizado em SEO.

Além disso, produzir conteúdo relevante é uma excelente maneira de atrair e engajar clientes. Crie um blog no site da sua empresa e publique artigos que respondam às dúvidas dos seus clientes e ofereçam soluções para problemas.

Se quiser ir além, utilize palavras-chave que têm grande pesquisa no Google (e estude sobre SEO), para melhorar sua classificação nos mecanismos de busca e aparecer mais no topo das pesquisas.

Ideias de conteúdo:

  • Guias e tutoriais: Escreva artigos que ensinem algo útil para seu público, como “Como escolher o melhor produto para X”.
  • Histórias de clientes: Compartilhe histórias de sucesso dos seus clientes para mostrar como sua empresa fez a diferença.
  • Notícias e tendências: Mantenha seu público atualizado com as últimas novidades e tendências do seu setor.

Crie colabs para melhorar o marketing para pequenas empresas

Formar parcerias com outras pequenas empresas, fornecedores ou influenciadores locais pode ampliar significativamente seu alcance. Colaborações podem incluir promoções conjuntas, posts convidados em blogs e redes, marcações ou até eventos locais.

Dicas para colaborações:

  • Escolha parceiros relevantes: Procure empresas ou influenciadores cujo público-alvo seja o mesmo que o seu.
  • Ofereça valor mútuo: Proponha colaborações que sejam positivas para ambas as partes, como promoções cruzadas.
  • Promova juntos: Utilize as redes sociais e email marketing para promover as parcerias e alcançar um público maior.

Whatsapp é mais poderoso do que você imagina

Muitas vezes, o marketing de pequenas empresas não investe a energia que deveria no Whatsapp, um dos principais canais de contato dos clientes atualmente. 

O WhatsApp Business é uma ferramenta poderosa e gratuita para pequenas empresas. E tem muito mais recursos que o Whatsapp normal. Com ele, você pode incluir informações de endereço, email, horários e redes sociais no perfil comercial. 

Além disso, é possível criar um catálogo de produtos com descrição e valor, incluindo fotos, agilizando o atendimento e oferecendo autonomia para o cliente decidir antes mesmo de falar com sua equipe.

Também é possível utilizar etiquetas para organizar contatos, agrupando como “novo cliente”, “pagamento pendente” ou “pedido concluído” para facilitar o acompanhamento.

Outro recurso disponível é a criação de mensagens de saudação automáticas e respostas rápidas para perguntas frequentes. Basta configurar as mensagens para perguntas comuns com atalhos e facilitar – e muito – a vida da equipe de atendimento.

E lembre-se de não deixar ninguém esperando! Uma pesquisa recente² mostrou que os brasileiros exigem um tempo curtíssimo para ser atendido em cada canal de vendas. Confira a expectativa por rede social: 

A maioria dos brasileiros esperam ser atendidos em até 5 minutos no Whatsapp. 

Crie uma conta no Google Meu Negócio

Ter um perfil no Google Meu Negócio é essencial para qualquer empresa, ainda mais para as pequenas. Criar uma conta é simples e gratuito. Com sua empresa listada no Google, você aparece em buscas locais (no Maps), e também em pesquisas gerais, o que aumenta sua visibilidade e atrai mais clientes. 

Além disso, você pode interagir com clientes respondendo a avaliações e atualizando informações importantes.

Passos para criar sua conta:

  1. Acesse o Google Meu Negócio: Vá para o site e clique em “Gerenciar agora”.
  2. Preencha as informações: Adicione o nome da sua empresa, endereço, categoria e detalhes de contato.
  3. Verifique seu negócio: Escolha uma opção de verificação, como telefone ou correio, para confirmar que você é o proprietário.
  4. Complete o perfil: Adicione fotos, horário de funcionamento, dados de contato, uma breve descrição da sua empresa, e até mesmo os produtos ou serviços que oferece.

Email marketing não morreu – e é essencial!

Ao contrário do que muitos pensam, o e-mail atualmente é o canal mais eficaz para receber ofertas personalizadas segundo 52% dos brasileiros², à frente do WhatsApp e demais redes sociais.

Assim, o email marketing continua sendo uma das formas mais eficazes de comunicação direta com seus clientes. Ferramentas especializadas permitem que você crie campanhas de email profissionais e automatize o envio de newsletters.

Dessa forma, você pode enviar promoções, benefícios para aniversariantes, lançamentos, de maneira direcionada para cada cliente.

Campanhas de e-mail marketing são econômicas e podem alcançar inúmeros clientes com uma alta taxa de conversão, sendo ideais para empresas com orçamento limitado.

Dicas para email marketing:

  • Construa uma lista de emails: Mesmo que não vá começar agora, atualize os contatos de clientes com o email para quando for necessário. Além disso, pense em oferecer algo de valor, como um desconto ou ebook gratuito, em troca do endereço de email dos clientes.
  • Segmente seu público: Envie emails personalizados para diferentes segmentos da sua lista, como novos assinantes ou clientes recorrentes.
  • Acompanhe os resultados: Use as ferramentas de análise para monitorar a taxa de abertura, cliques e conversões, e ajuste suas campanhas conforme necessário.

Programas de Fidelidade: retendo clientes e aumentando vendas

Programas de fidelidade são uma excelente estratégia para pequenas empresas que desejam aumentar a retenção de clientes e incentivar compras recorrentes. Planeje qual a maior oportunidade para a sua marca e ofereça recompensas, descontos ou brindes para clientes que fazem compras frequentes.

Dicas para implementar um programa de fidelidade:

  • Crie um sistema simples: Utilize cartões de pontos, anotações no sistema, mensagens de whatsapp ou um aplicativo que registre as compras dos clientes.
  • Ofereça recompensas atrativas: Descontos, produtos gratuitos ou acesso exclusivo a promoções podem motivar os clientes a participar.
  • Promova o programa: Utilize suas redes sociais, site e email marketing para divulgar o programa de fidelidade.

Aplicar essas estratégias de marketing digital pode ajudar sua pequena empresa a crescer sem grandes investimentos. Ao utilizar ferramentas acessíveis e focar na criação de valor para seus clientes, você pode melhorar sua presença online e atrair mais negócios.

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¹Opinion Box: Relatório TikTok 2024.

²Opinion Box e Octadesk CX Trends 2024.

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