A adoção de práticas de responsabilidade ambiental tem sido uma preocupação cada vez maior das empresas. Diferentes gerações podem até discordar sobre calças skinny ou consumo de café, mas quando o assunto sustentabilidade, a opinião é a mesma: 79% das pessoas consideram totalmente urgente a adoção de uma alimentação sustentável, estando, inclusive, dispostos a pagar mais por esses produtos.
Esse foi um dos dados de uma pesquisa recente da Sodexo . Há décadas atrás, quando assistíamos um robozinho solitário caminhar em uma Terra destruída em Wall-E, não imaginávamos o quão perto poderíamos estar dessa realidade.
Cada dia mais, a ciência nos mostra que precisamos tomar uma atitude agora, e o seu cliente sabe disso e se considera responsável por essa diferença que pode ser feita para termos um mundo melhor. Hoje, a sustentabilidade deixou de ser apenas uma tendência e se tornou uma expectativa dos consumidores.
A sua empresa está pronta para atender essa demanda? Neste artigo, vamos refletir sobre sustentabilidade do ponto de vista do consumidor e deixar algumas dicas fáceis para aplicar no seu negócio. Vem com a gente!
Como os consumidores brasileiros enxergam a sustentabilidade
A demanda por produtos sustentáveis no Brasil já é uma realidade e as empresas que não se adaptarem a isso podem ficar para trás. A hora é agora: ao escolher práticas sustentáveis, a sua empresa contribui para um futuro melhor, além de fortalecer sua marca, fidelizar clientes e se diferenciar no mercado.
Benefícios de adotar a sustentabilidade na rotina da sua empresa
- Atração e retenção de talentos
Com as mudanças geracionais, os profissionais qualificados e engajados estão, cada vez mais, buscando empresas que se alinhem com seus valores e estejam comprometidas com a sustentabilidade.
Por aqui, entendemos que valores fortes resultam em uma equipe mais motivada.
- Fortalecimento da marca
Seguir tendências estratégicas é uma ótima maneira de impulsionar o seu negócio. Ao implementar hábitos sustentáveis na empresa, você constrói uma reputação mais forte e positiva para os consumidores, investidores, colaboradores e a sociedade em geral.
- Desenvolvimento de novos produtos e serviços
O foco em sustentabilidade pode impulsionar a inovação, levando ao desenvolvimento de produtos e serviços mais sustentáveis, que atendam às demandas de um mercado cada vez mais consciente e disposto a pagar mais por isso.
Dicas práticas para começar
Reduzir, reciclar e reutilizar
Os três “R”s que aprendemos na escola têm muito a nos ensinar sobre sustentabilidade, e são um ótimo ponto de partida. Sua empresa já faz o descarte correto de materiais? Afinal, mesmo embalagens descartáveis de qualidade como as que você encontra na bluepack também precisam ter o destino correto.
Luz, câmera água e ação
Ao substituir lâmpadas incandescentes por LED e optar por eletrodomésticos eficientes, você reduz o consumo de energia e diminui sua pegada de carbono. Quanto ao uso da água, a instalação de redutores de fluxo e o reparo de vazamentos são medidas simples que contribuem para a preservação desse recurso (e redução de gastos).
Adote esses hábitos em sua empresa e inspire seus colaboradores a fazerem o mesmo. Assim, você contribui para a saúde do planeta e também para a saúde financeira do seu negócio!
Sustentabilidade que movimenta
Promova uma mobilidade mais sustentável na sua empresa incentivando o uso do transporte público oferecendo vale-transporte e disponibilizando bicicletários para quem prefere pedalar. Você pode pensar, também, em um sistema de caronas solidárias para facilitar a vida dos colaboradores e reduzir o número de carros nas ruas.
Hábitos saudáveis começam no time
Uma coisa é certa: o trabalho em equipe é essencial para promover comportamentos mais sustentáveis na sua empresa. Por isso, invista no bem-estar e na conscientização ambiental dos seus colaboradores!
Que tal organizar palestras e workshops sobre sustentabilidade para que todos compreendam a importância de suas ações no dia a dia? Além disso, ofereça programas de saúde e bem-estar que promovam hábitos mais saudáveis e sustentáveis.
Ao se sentir valorizado e engajado, seu time estará mais motivado a adotar práticas que beneficiem tanto a empresa quanto o planeta.
A chave do sucesso está no senso de comunidade
Fortaleça os laços com a comunidade, promovendo um impacto positivo no meio ambiente! Apoie projetos sociais e ambientais locais, demonstrando o compromisso da sua empresa com o bem-estar da comunidade, promovendo também tempo de qualidade com a sua equipe.
Priorize fornecedores que compartilhem dos seus valores e adotem práticas sustentáveis em seus processos. Ao trabalhar com parceiros comprometidos, você contribui para a construção de uma cadeia de valor mais responsável e sustentável. Vamos juntos?
Mostre ao mundo!
A visibilidade das iniciativas sustentáveis da sua empresa é fundamental para fortalecer a conexão com o público e aumentar a sua reputação. Compartilhe as suas ações em diferentes canais, como o site da empresa, redes sociais, e-mail marketing e até mesmo em eventos da comunidade.
Crie conteúdos relevantes e engajadores, como cases de sucesso, infográficos e vídeos que demonstrem o impacto positivo das suas práticas. Ao mostrar ao mundo o seu compromisso com a sustentabilidade, você atrai clientes mais conscientes e fidelizados.
Conclusão
Ao adotar uma postura mais saudável, você faz a diferença no seu negócio e no mundo, alcançando novos públicos e fidelizando clientes antigos.
Quer ficar por dentro das tendências de mercado e garantir as melhores embalagens para a sua empresa? É simples: basta seguir a bluepack no Instagram para não perder nada.
A bluepack está pronta para oferecer todas as soluções para embalagens descartáveis que o seu negócio precisa, tudo em um só lugar! Estamos animados para te atender.