Se você é dono(a) de restaurante de pequeno ou médio porte e busca estratégias para aumentar suas vendas no delivery, está no lugar certo. O mercado de entregas cresce cada vez mais desde a pandemia. Por isso, é essencial aproveitar ao máximo essa oportunidade.
Neste artigo, vamos mostrar dicas práticas e comprovadas para aumentar suas vendas no delivery e gerar uma experiência de valor para os seus clientes. Temos certeza que vão fazer eles se apaixonarem pela sua marca.
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1. Cardápio digital irresistível
Um cardápio digital bem pensado e produzido é a chave para conquistar os clientes no online. Afinal, se um cliente está pesquisando opções para escolher por conta própria, quer saber todas as informações de forma completa e facilitada.
Ainda assim, muitos restaurantes não apresentam o cardápio, ou não se dedicam para deixá-lo “irresistível” e com todas as informações. Disponibilize seu cardápio completo em todas as plataformas que estiver presente, como redes sociais, aplicativos de entrega, Google Meu Negócio e Whatsapp.
Garanta a criatividade e não esqueça de incluir descrições apetitosas e imagens atraentes para despertar o interesse dos clientes: “Uma imagem fala mais que mil palavras”.
Muito importante: explore as oportunidades que só um cardápio digital oferece. Coloque botões clicáveis para atendimento, melhor visualização do produto, QR codes e direcionamento para redes sociais.
Uma ótima alternativa é aproveitar o cardápio digital para o espaço físico, informando os clientes sobre o QR Code para acessar o cardápio. E não esqueça de atualizá-lo nas plataformas de delivery também!
2. Atendimento excepcional
É como diz o ditado: “a primeira impressão é a que fica”. Por isso, se o cliente entrar em contato com você, atenda eles com respeito, agilidade e resolva quaisquer problemas de maneira pacífica. Treinar sua equipe e garantir que ela tenha conhecimento e motivação o suficiente para atender seus clientes bem, é essencial!
Um atendimento de qualidade não apenas fideliza clientes existentes, mas também atrai novos clientes através de recomendações positivas. Problemas acontecem, mas a forma como são resolvidos faz toda a diferença.
Quando um cliente enfrenta um problema, é preciso resolver com elegância e paciência. Você não quer agir no impulso, perder o cliente e ainda virar meme ou motivo de revolta na internet, não é?
Demonstre que está disposto a encontrar soluções que deixem todos satisfeitos, transformando uma situação negativa em uma oportunidade de mostrar o comprometimento com a satisfação do cliente.
Além disso, nada frustra mais do que esperar uma eternidade por uma resposta, especialmente quando a fome aperta. Mantenha um padrão de agilidade nas respostas aos clientes. Seja nas redes sociais, no telefone ou nos aplicativos de entrega, a rapidez no atendimento mostra que o cliente é uma prioridade para o seu restaurante.
3. Presença ativa e foco em divulgação de vendas no delivery
Utilize as redes sociais como ferramenta poderosa para promover sua loja e aumentar as vendas no delivery. Mantenha todos perfis atualizados, fornecendo informações de contato visíveis e interagindo com seus seguidores.
O segmento de gastronomia chama muito a atenção dos usuários e você pode usar isso a seu favor marcando presença. Publicar regularmente sobre seus produtos, promoções e atualizações ajuda a manter sua marca na mente dos consumidores.
O marketing é um excelente aliado para aumentar as vendas no delivery e outras ações além do digital também podem ajudar. Patrocine eventos locais, participe de iniciativas comunitárias e destaque seu comprometimento com a região.
Isso não apenas constrói uma reputação positiva, mas também atrai a atenção de clientes locais para o seu serviço de delivery.
4. Melhore o seu tempo de entrega
Ninguém gosta de esperar eternamente por sua comida, certo? Garanta que a experiência de entrega seja tão boa quanto a primeira mordida do seu prato. Mantenha os clientes felizes ajustando o tempo de entrega de forma realista e alinhada com a demanda do momento. Afinal, de nada adianta reduzir o tempo de entrega nos apps e deixar todos os pedidos atrasados e os clientes insatisfeitos.
Porém, é preciso buscar alternativas para diminuir o tempo de entrega, um dos principais pontos de decisão dos usuários. Desde a preparação do pedido até a saída do entregador, a eficiência em cada passo faz toda a diferença.
Faça ajustes dinâmicos no tempo do pedido, levando em consideração picos e horários mais tranquilos. Isso não só mantém a satisfação do cliente, mas também evita problemas operacionais.
5. Pense em ações especiais para aumentar suas vendas no delivery
Fidelizar clientes e atrair novos é um desafio constante no mercado de delivery. Por isso, é importante planejar sempre ações especiais para conquistar novas oportunidades.
Que tal montar um plano de fidelidade envolvente, oferecendo descontos especiais ou brindes após um número específico de pedidos? Você também pode pensar em promoções estratégicas, como combos irresistíveis divulgados nas redes sociais.
Pode ser um desconto especial, um brinde grátis após um número específico de pedidos,cupons de desconto… O importante é mostrar para o cliente as vantagens de escolher o seu restaurante e como ele faz a diferença no seu negócio.
6. Parcerias de confiança
Por fim, mas não menos importante, de nada adianta aumentar a chegada de pedidos e não conseguir dar conta por falta de insumos e materiais.
Garanta que seu restaurante esteja sempre abastecido e pronto para atender às demandas, e isso inclui as embalagens de delivery! Como vender, se a embalagem acabou? Se busca o melhor custo-benefício, peça seu orçamento com a bluepack embalagens. Oferecemos frete grátis para +40 cidades de Santa Catarina e centenas de opções de alta qualidade.