A Black Friday é a 2ª data mais importante para o comércio e já está chegando. Confira 5 dicas para a sua empresa sair na frente nas vendas.
Como comerciante ou consumidor, certamente você está esperando ansiosamente pela Black Friday 2021. Segunda data mais relevante para o comércio no ano, é responsável por movimentar as compras e vendas de produtos e serviços para as comemorações de Natal e Ano Novo.
Para que se saiba, só no ecommerce, a expectativa é que o comércio tenha um faturamento de R$10 bilhões na Black Friday 2021 do próximo dia 26 de novembro. Os números mostram um aumento de 60% comparado ao ano de 2020, que ficou na casa de R$4 bilhões.
Naturalmente, as vendas online e o consumo tendem a aumentar mais ano a ano. Porém, sabemos que a pandemia trouxe muitos impactos para sociedade. O isolamento social adaptou a rotina com novas maneiras de convívio, hábitos de consumo e uma busca muito maior por bem estar e qualidade de vida, tudo isso utilizando e-commerce e delivery.
Só para ter uma ideia, hoje 51% das pessoas que aderiram ao delivery de alimentos na pandemia afirmam que pretendem continuar com o hábito mesmo depois. E isso, é claro, reflete na visão do consumidor sobre as empresas.
Cada vez mais os clientes estão informados sobre as novidades e valores do mercado, buscando empresas com as quais se identificam e oferecem o melhor serviço. O produto comprado é apenas parte da experiência, levando em conta o atendimento, o prazo, a entrega e outros muitos cuidados.
Com toda essa mudança na hora da compra, é hora de se adaptar cada vez mais e se destacar no mercado e estar pronto para a principal data do ano.
Separamos 5 dicas para vender mais na Black Friday 2021
A data está se aproximando, portanto você deve começar a se preparar o mais rápido possível. Neste post, separamos algumas ações para a sua empresa sair na frente. Avalie as nossas sugestões e adapte para a sua marca colocar em prática e alcançar os seus produtos.
- Entregue no prazo, organizando a logística da sua empresa
Talvez um dos maiores desafios para quem trabalha com ecommerce e delivery seja garantir a entrega no prazo. Imprevistos e acidentes podem ocorrer ainda mais na época em que tantos pedidos serão feitos no mesmo período.
Por isso, organize sua logística para assegurar que seus clientes recebam as compras dentro do prazo e, se possível, até mesmo antes. Isso inclui não só o produto final, mas detalhes de atendimento, insumos, embalagens: tudo o que garante a venda.
Com a importância cada vez maior dada à reputação das empresas nas redes sociais, além, é claro, da fidelização dos clientes, não deixe de atingir as expectativas do seu público.
Se possível, surpreenda-o com prazos ainda mais curtos do que o esperado. É válido contar com uma infraestrutura própria, como uma frota de motoboy, ou buscar empresas parceiras e confiáveis que façam o transporte rápido e com mais economia.
Um exemplo: aqui na Blue Pack, nossos parceiros já estão com toda logística de entregas organizada. Asseguramos uma grande quantidade de embalagens para o período, todas entregues dentro do prazo. E se as vendas forem ainda melhores, a Blue Pack consegue ajustar a agenda dentro da disponibilidade.
- Tenha uma boa infraestrutura
Mesmo grandes empresas como a Amazon sempre estão atualizando seu ecommerce e canais de atendimento. Isso porque todas as empresas estão sujeitas a problemas com servidores, ninguém está livre desse tipo de contratempo.
O número mais alto de acessos diante de uma alta demanda resulta tanto no site sobrecarregado quanto no atendimento e estoque. Por isso, todo cuidado é pouco para que o seu site ou app não saia do ar na Black Friday e seu atendimento atue com excelência.
Se você planeja ofertas que vão aumentar muito a demanda do seu negócio, pode compensar contratar um plano de hospedagem maior para evitar que o site saia do ar. O mesmo vale para a equipe de atendimento. Quem sabe não contratar freelancers ou estender a jornada de trabalho?
- Use diferentes ferramentas para vender mais na Black Friday 2021
Além das ações promocionais e das dicas que demos, você precisa também contar com ferramentas que permitam a sua marca se comunicar melhor, como:
- WhatsApp Business;
- Redes sociais;
- APP de delivery;
- Venda presencial;
- Venda por telefone.
Todos os canais fazem parte da data comemorativa e devem estar alinhados para comunicar da melhor forma as mesmas informações. Por isso, invista em soluções que ajudem a empresa a se conectar e divulgar da melhor maneira.
É preciso alinhar todos os detalhes e dinâmicas de promoções, benefícios, vantagens e diferenciais com sua equipe. Manter tudo atualizado, ágil, prático e bem detalhado. Forneça as informações corretas relativas ao produto, preço, disponibilidade e ao seu tempo de entrega, além de manter a sua integridade e compromisso.
Lembre-se de que o consumidor de hoje é exigente nos mínimos detalhes. Por isso, espera das marcas uma estrutura capaz de oferecer uma boa experiência de compra.
- Faça o controle do estoque
Por último, mas não menos importante, o estoque é como se fosse o pulmão do negócio. É por ele que as suas vendas “respiram”: mantendo suas prateleiras abastecidas.
Um estoque desequilibrado é uma verdadeira bomba relógio, com grandes chances de causar sérios danos para as operações e para as finanças. Conte com um time qualificado, um planejamento prévio e alinhado para suprir as demandas dos clientes.
- Invista em embalagens de qualidade para a entrega na Black Friday
Você já deve ter visto vídeos famosos de entregas danificadas, rasgadas, amassadas, misturadas ou coisas do tipo. Imagine a expectativa de receber um produto depois de tanto tempo e ele não chegar como o esperado?
Muitas vezes, a empresa responsável precisa devolver o dinheiro ou enviar um novo produto por algo tão simples: a escolha por embalagens de qualidade e resistência.
Ao escolher a embalagem certa você garante que o alimento chegue ao destino nas condições ideais de consumo, com uma boa aparência. Isso ajuda na fidelização e conquista de novos clientes, que enxergam valor na imagem da marca e no produto, além de garantir a melhor experiência no processo de compra.
Isso também vale para produtos comprados no local. Quem nunca reaproveitou uma embalagem bonita e resistente para outras necessidades? Com o uso diário, inconscientemente lembramos da empresa exatamente pela qualidade e cuidado.
Invista em qualidade para a sua empresa, invista na Blue Pack
Agora que falamos sobre todos os detalhes para a dinâmica das vendas além do que você já sabe (as promoções), é hora de colocar em prática. E com tantas vendas e ideias diferenciadas, sua marca provavelmente vai precisar de embalagens de confiança. A experiência do seu cliente começa pela embalagem!
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