O fim do ano traz um movimento intenso no comércio e varejo, gerando grande fluxo de clientes, produtos e, com isso, oportunidades de vendas. Porém, para aproveitar ao máximo essa temporada, é importante alinhar muito bem a gestão de supermercado para lidar com a alta demanda.
De acordo com o Índice Antecedente de Vendas do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IAV-IDV), a previsão de crescimento nas vendas do comércio varejista é de 7,0% em dezembro, em comparação ao mesmo mês de 2023.
Sabendo disso, é importante que você esteja por dentro das principais ações que podem te ajudar a manter o estoque e o planejamento da operação em dia, garantindo a eficiência do seu supermercado.
Confira a seguir algumas estratégias para a sua empresa funcionar bem nesse período:
Antecipe o planejamento do estoque
Com a chegada de muitos turistas e visitantes no fim de ano, o gerenciamento do estoque faz toda a diferença. Por isso, analise os itens mais procurados no seu supermercado e garanta que o estoque seja suficiente para atender seus clientes neste período.
Aliás, lembre-se que estaremos em recesso entre os dias 20/12/2024 a 06/01/2025, assim como muitos dos seus fornecedores. Portanto, é ainda mais importante programar seus pedidos com antecedência para não enfrentar imprevistos.
A tecnologia é aliada da gestão de supermercado
No varejo, oferecer uma experiência positiva ao cliente é um diferencial que pode definir o sucesso do seu negócio, principalmente em períodos de alta demanda como o fim de ano.
É por esse e alguns outros motivos que você pode explorar a tecnologia a seu favor. Ela ajuda a simplificar processos, reduzir filas e agilizar o atendimento, ao mesmo tempo que melhora a eficiência operacional da sua loja.
Confira algumas ferramentas que vão ajudar a melhorar a sua gestão:
- Apps de delivery: além de expandir o alcance da sua loja, plataformas de entrega oferecem conveniência aos clientes que preferem fazer compras sem sair de casa, podendo atrair novos públicos e aumentar suas vendas;
- Caixas automáticos: filas longas são um dos maiores desafios em supermercados lotados. Por isso, implementar caixas automáticos ou estações de autoatendimento pode reduzir o tempo de espera e agilizar o atendimento;
- Pedidos via WhatsApp: com essa ferramenta, seus clientes podem realizar pedidos com antecedência, solicitar informações ou até mesmo reservar produtos, garantindo um atendimento mais rápido e personalizado;
- Gestão de filas com sistemas digitais: displays que mostram o próximo cliente ou alertas por aplicativo podem ajudar a evitar aglomerações e melhorar o fluxo de pessoas no local;
- Monitoramento em tempo real: softwares de gestão para acompanhar estoques, vendas e o desempenho da equipe em tempo real permitem uma resposta mais rápida possíveis problemas e desafios.
Cuide da infraestrutura com antecedência
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O fim de ano não é o momento para surpresas indesejadas. Por isso, você deve verificar se os equipamentos da sua loja, como carrinhos, prateleiras, caixas e refrigeradores estão funcionando perfeitamente.
Dessa forma, nosso conselho é realizar manutenções preventivas e ajudar a evitar contratempos que podem impactar negativamente suas vendas.
Invista nas embalagens
Você sabe que escolher a embalagem adequada é mais do que um detalhe – é o segredo para preservar a qualidade dos seus produtos e agradar seus clientes.
Porém, em setores como o varejista isso é ainda mais importante, tendo em vista que:
- A conservação correta mantêm seus produtos frescos por mais tempo, mesmo em altas temperaturas;
- A embalagem de alta qualidade previne perdas de produto por mau armazenamento, temperatura ou resistência;
- As embalagens ideais mantêm a aparência dos produtos intactas por mais tempo, reforçando a qualidade e atratividade para os clientes.
Gerencie suas promoções e ofertas
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O fim do ano é uma excelente oportunidade para atrair clientes com promoções e ofertas especiais. Ainda que seja comum encontrarmos esse tipo de ação nos supermercados, é importante ter um bom planejamento para evitar prejuízos ou desorganização.
Preste atenção em algumas estratégias importantes, como por exemplo:
- Identificar os produtos mais procurados e criar promoções atrativas para eles;
- Trabalhar com combos ou kits promocionais que incentivem compras de maior valor;
- Definir limites claros de estoque para cada promoção.
Treine sua equipe para atender com eficiência
Em períodos de alta demanda, como o fim do ano, o desempenho da equipe é importante para garantir que o supermercado opere com eficiência e os clientes tenham uma experiência positiva.
Além de lidar com o aumento do fluxo de consumidores, a equipe precisa estar preparada para atuar de forma estratégica e assertiva, evitando erros e otimizando processos.
Por isso, dê atenção aos seguintes pontos:
- Atendimento personalizado: treine a equipe para identificar rapidamente as necessidades dos clientes e oferecer soluções práticas. Um atendimento eficiente ajuda a reduzir filas e cria uma experiência mais agradável, especialmente para clientes que estão com pressa;
- Organização da loja: capacite os colaboradores para manter o ambiente organizado, com corredores desobstruídos e produtos posicionados de maneira estratégica. Uma loja bem organizada facilita o fluxo de clientes e evita aglomerações;
- Reposição rápida e eficiente: treine a equipe para realizar a reposição de mercadorias de maneira ágil, principalmente durante horários de pico, evitando prateleiras vazias;
- Manuseio correto das embalagens: todos os colaboradores devem entender a importância de manter as embalagens em perfeito estado, preservando a aparência e a integridade dos produtos, principalmente no hortifruti, açougue e padaria.
A bluepack é parceira indispensável na gestão de supermercado
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Entre em contato e faça o pedido das suas embalagens antes do nosso recesso (20/12/2024 a 06/01/2025).