O fim de ano é uma época de muita movimentação para os restaurantes, especialmente os localizados em cidades turísticas. Com o aumento do fluxo de clientes, é importante organizar o estoque para o fim de ano, garantindo que seu restaurante esteja preparado para oferecer um serviço de qualidade e pronto para novos pedidos.
Nesse artigo, compartilhamos algumas dicas essenciais para planejar e organizar o estoque de forma eficiente. Assim, você pode evitar surpresas desagradáveis como falta de alimentos, embalagens e ter certeza de que pode garanti o máximo de vendas.
Confira:
Análise de vendas e estoque do ano anterior
O primeiro passo para organizar o estoque do seu restaurante para o fim de ano é analisar as vendas e o estoque do ano passado. Isso inclui avaliar as quantidades dos insumos mais utilizados e do que mais será necessário.
Saber o que teve maior e menor saída e quais itens ficaram em falta, vai oferecer uma projeção mais precisa da demanda esperada no seu restaurante.
Muitos utilizam um sistema de gestão para isso. Caso não tenha, para facilitar, você pode criar uma planilha e registrar os dados históricos do seu restaurante. Inclua número de vendas realizadas, quantidade de clientes atendidos presencialmente e por delivery, produtos no estoque, ticket médio, pratos mais vendidos, fornecedores, embalagens utilizadas e assim por diante.
Muitos restaurantes lembram da decoração, dos alimentos, da equipe, mas quando chegam novos pedidos de delivery a surpresa é: não tem mais embalagem! Lembre-se dos copos descartáveis, guardanapos, talheres, marmitas e embalagens em geral. Conte com a bluepack neste quesito 🙂
Pesquisa de Estimativas e Tendências de Mercado
Outro ponto importante é pesquisar as estimativas e as possibilidades do mercado para o fim de ano. Por exemplo, pesquise possíveis eventos ou atrações turísticas na sua região que possam influenciar o movimento do seu restaurante. Também se há alguma tendência ou novidade gastronômica que possa atrair mais clientes.
Qualquer informação que altere o comportamento do cliente deve ser considerada, até mesmo o clima. Por exemplo: em dias frios ou chuvosos, as pessoas costumam ficar em casa, favorecendo pedidos de delivery.
Por outro lado, em dias mais quentes, é comum aumentar as buscas por alimentos frescos e opções geladas, como saladas, peixes, sorvetes e açaí.
Todas essas informações podem te ajudar a antecipar oportunidades e evitar problemas. Além disso, você pode aproveitar para fazer promoções, criar novos pratos ou oferecer serviços diferenciados para se destacar da concorrência. Surpreenda e encante seus clientes.
Monitoramento constante para organizar o estoque
Uma prática excelente, tanto para o dia a dia, quanto para o período corrido de fim de ano é fazer um monitoramento constante dos produtos e embalagens que utiliza.
Isso significa controlar a entrada e a saída dos itens, verificar as datas de validade, condições de armazenamento, os níveis de estoque mínimo e máximo, para garantir o bom funcionamento do seu restaurante.
Estar sempre monitorando vai fazer você identificar rapidamente qualquer problema ou falha, como produtos vencidos, danificados ou extraviados. Tome as medidas necessárias para corrigir e organizar o estoque da maneira adequada.
Outro benefício é evitar os possíveis desperdícios, perdas ou excessos. Não deixe nada comprometer as suas vendas nessa época tão importante.
Lembre-se de organizar o estoque de todos os itens e embalagens
Com base nas análises e nas pesquisas que fez, é hora de projetar o estoque de todos os itens que precisa para atender à demanda do fim de ano. Isso inclui não apenas alimentos e utensílios, mas também as embalagens para delivery e as embalagens descartáveis que utiliza em seu restaurante.
As embalagens são essenciais para garantir a qualidade, a segurança e a apresentação dos seus produtos. E sem embalagem, não tem como oferecer delivery, não é mesmo?
Por isso, você deve garantir estoque e escolher embalagens adequadas para cada tipo de alimento ou bebida, como copos descartáveis, guardanapos, talheres, marmitas, hamburgueiras…
Embalagens de qualidade, especialmente para delivery, garantem que o alimento permaneça aquecido e em perfeitas condições de consumo. Isso aumenta a satisfação dos clientes, sem reclamações nos apps de delivery, e incentiva novos pedidos.
Treinamento da equipe para alta demanda de fim de ano
A preparação para o fim de ano não se resume apenas ao estoque. Investir no treinamento da equipe é essencial para garantir um bom atendimento durante o aumento da demanda.
A eficiência, agilidade e o cuidado no atendimento influenciam muito para a satisfação do seu cliente, fazendo com que ele te indique e volte outras vezes.
Mantenha a equipe ciente das estratégias de venda adotadas, e por dentro de todos os produtos e embalagens. Também prepare todos para lidar com um volume maior de pedidos, cuidando para o estoque estar sempre com a quantidade de embalagens ideal.
Adiante os pedidos de embalagens para o fim de ano com a bluepack
Por último, mas não menos importante, é fundamental atualizar e organizar o estoque com antecedência. Faça os pedidos das suas embalagens e insumos para seu restaurante o quanto antes.
O fim de ano é uma época de alta demanda de clientes, e deixar para depois pode significar não conseguir receber os produtos a tempo, arriscando perder vendas.
Utilize sua análise do fim do ano anterior, a previsão de tendências e o acompanhamento do estoque atual para organizar o estoque e garantir ótimas vendas.
Na bluepack, oferecemos um catálogo completo com mais de 400 embalagens de alta qualidade. Atendemos todas as demandas do seu restaurante durante o período de fim de ano.
Com um atendimento rápido, fácil e personalizado, garantimos a satisfação dos seus clientes com embalagens que não apenas preservam a qualidade dos alimentos, mas também melhoram a experiência e percepção do seu restaurante.
A bluepack é a parceira ideal para restaurantes que buscam as melhores embalagens e querem aumentar suas vendas no fim de ano. Entre em contato pelo WhatsApp, conheça nosso catálogo e descubra como podemos ajudar para o sucesso do seu restaurante no período de fim de ano.